O Centro de Recursos de Aprendizagem India-Moçambique (CRAIM) resulta da assinatura de um Memorandum de Entendimento (MoU) entre os Governos da India e de Moçambique  no ano de 2020.

Para operacionalização do conceito (em implementação em outros países africanos) o Governo da Índia identificou e contratou a empresa Telecommunications Consultants India Limited (TCIL) (baseada na Índia) para se responsabilizar pela coordenação, a distância, de todas acções atinentes a instalações do mesmo, fazendo assim a interface entre as universidades indianas envolvidas no projecto e as universidades africanas, e em específica a UEM (através do CIUEM).

Funcionamento do CRAIM

O Centro de recursos vai servir de local para dar suporte (presencial e virtual) aos estudantes de licenciatura, mestrado, pós-graduação e cursos de curta duração profissionalizantes inscritos em reputadas universidades públicas e privadas na India, sendo o processo pedagógico e lectivo da inteira responsabilidade das Universidades.

O Centro de recursos vai facilitar o processo de inscrições aos candidatos, acesso aos serviços de Tele-Educação (acesso as aulas virtuais, realização de exames presenciais, consulta de matérias bibliográficas, etc).

Inscrições para ingresso as universidades Indianas

O CRAIM vai facilitar o processo de inscrição dos estudantes que assim o solicitar pois, para a obtenção de informação e o acesso à inscrição os interessados podem aceder no portal www.ilearn.gov.in e através das redes sociais https://www.facebook.com/iLearnIndiaAfr.

Todas as despesas relacionadas (matrículas e propinas) são suportados pelo governo da Índia.